Operação desarticula esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Comando Vermelho no Amazonas

Ministérios Públicos de quatro estados atuam contra empresas de fachada usadas para movimentar recursos do tráfico

Uma operação de grande porte foi deflagrada nesta quinta-feira (25) em quatro estados brasileiros para combater um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico de drogas. No Amazonas, as ações se concentram em Manaus e Tabatinga, com ramificações também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O alvo é a facção Família Teófilo Otoni (FTO), associada ao Comando Vermelho (CV). Os investigados são suspeitos de controlar empresas de fachada, criadas para ocultar a origem ilícita dos recursos provenientes do tráfico.

A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Amazonas, em parceria com os Ministérios Públicos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com as investigações, essas empresas têm papel central na movimentação financeira criminosa, dificultando o rastreamento do dinheiro. Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos quatro estados.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de prisões ou materiais apreendidos. As autoridades seguem em apuração, com a expectativa de novos desdobramentos nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *