Chamas começaram em residência de madeira e se alastraram rapidamente; sete famílias ficaram desabrigadas
Um incêndio de grandes proporções atingiu seis casas na noite da última quarta-feira (3), na Avenida Waldemar Ventura, bairro São José, em Manacapuru (AM). As chamas começaram por volta das 20h em uma residência de madeira e se espalharam rapidamente para outras cinco, todas também de madeira. A causa do incêndio ainda é desconhecida.
Cinco pessoas ficaram feridas durante a ocorrência. Um homem foi resgatado de dentro de uma das casas em chamas com um corte no pé e levado ao hospital. Outras três pessoas passaram mal devido à fumaça e também foram encaminhadas à unidade de saúde, mas já receberam alta e passam bem.
De acordo com moradores, o fogo se espalhou com rapidez devido à presença de mato seco nas proximidades das casas, o que teria contribuído para a propagação das chamas. As seis residências atingidas tiveram perda total.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado e enviou nove militares ao local. Foram utilizados cerca de 10 mil litros de água para conter o fogo.
A moradora Marilene dos Santos, que vive ao lado de uma das casas destruídas, relatou o momento de tensão. “Eu ouvi só o grito da vizinha pedindo socorro e para ligar para os bombeiros. Quando olhei, já vi a fumaça preta. Peguei meus documentos e corri para a rua. Os vizinhos tiraram as minhas coisas”, contou.
As sete famílias afetadas estão temporariamente abrigadas na Escola Municipal Gedeão Cabral, onde devem permanecer nos próximos dias.
A Defesa Civil de Manacapuru está recebendo doações de roupas, colchões, lençóis e itens de higiene para ajudar os desabrigados. As doações podem ser entregues na sede do órgão, no bairro União, ou pelo telefone (92) 99383-1184.