Crime teria sido motivado pela circulação de vídeo em que a vítima aparece supostamente abusando de uma criança; autoridades seguem buscando quarto envolvido.
Dois homens, um de 18 anos e outro com idade não informada, foram presos na segunda-feira (18) pelo assassinato de um homem de 33 anos, no município de Envira, a 1.208 km de Manaus. Além deles, um adolescente de 16 anos foi apreendido por ato infracional análogo ao crime.
Segundo a polícia, a vítima teria sido morta após circular um vídeo em que apareceria abusando sexualmente de uma criança.
O delegado Henrique Maciel, titular da 66ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Envira, informou que o crime ocorreu no dia 10 de agosto. “A motivação teria sido uma suposta ‘justiça social’, após a divulgação do vídeo entre membros de uma organização criminosa”, disse.
De acordo com o delegado, a vítima estava trabalhando com o pai em uma residência vizinha à sua quando foi chamada por um indivíduo e desapareceu em seguida. O corpo foi encontrado na madrugada do dia 11 de agosto, em uma área de mata no bairro Santa Rita.
As investigações apontaram que três homens e um adolescente estariam envolvidos no crime. Foram solicitadas prisões temporárias, internação provisória do adolescente, mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo de dados telemáticos, todos deferidos pelo Judiciário.
Os mandados foram cumpridos na segunda-feira nos bairros Santa Rita e Várzea. Um dos suspeitos não foi localizado, e as buscas continuam.
Os homens presos responderão por homicídio qualificado, enquanto o adolescente responderá por ato infracional análogo ao mesmo crime, sob responsabilidade do Juizado da Infância e Juventude Infracional.