Calor em Manaus atinge 35°C e se aproxima de recordes históricos

Enquanto o Sul enfrenta onda de frio, Amazonas vive intensificação do “verão amazônico” com temperaturas elevadas e baixa umidade

Manaus registrou nesta quarta-feira (20) a temperatura de 35°C, o dia mais quente de 2025 até agora, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A marca reforça a tendência de elevação contínua registrada nos últimos dias: 32,7°C no sábado (16), 33,9°C no domingo (17), 34,4°C na segunda (18) e 34,5°C na terça (19).

O calor atual aproxima-se de recordes recentes da capital amazonense, que alcançou 39,2°C em 2023 — o dia mais quente da história da cidade — e 39°C em setembro de 2024.

De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), municípios do sul do estado, como Humaitá, Boca do Acre e Manicoré, já registram temperaturas ainda mais altas.

Enquanto isso, outras regiões do país enfrentam o cenário oposto. No Sul, o inverno iniciado em 20 de junho trouxe temperaturas negativas, geadas e a primeira onda de frio intenso do ano. Já no Norte, o mesmo período marca a intensificação do chamado “verão amazônico”, caracterizado por calor extremo e baixa umidade, que se estende até setembro.

Segundo o Climatempo, durante esse período seco, as temperaturas frequentemente ultrapassam os 35°C, com sensação térmica que pode chegar a 40°C em algumas cidades. “Ao contrário do restante do país, onde as estações são bem definidas, na Região Norte temos o período chuvoso — o inverno amazônico — e o período menos chuvoso, chamado verão”, explicou a meteorologista Andrea Ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *